segunda-feira, 14 de março de 2011

Antecipar restituição sai por a partir 2,35% mensais

A contratação dessas linhas de crédito só é vantajosa para consumidores endividados, alertam especialistas; veja custo por banco

Tradicionalmente, a Receita Federal começa a liberar os lotes com o pagamento da restituição do Imposto de Renda em junho, mas o consumidor tem a opção de antecipar o recebimento nos bancos. Apesar da facilidade, especialistas orientam para que a contratação seja feita em último caso, exclusivamente para o pagamento de dívidas.

Neste ano, as instituições cobram a partir de 2,35% ao mês de juros. O contribuinte pode antecipar até 100% do crédito a receber do Leão, com pagamento em parcela única – ou seja, quando receber a restituição. A liberação do dinheiro é automática e não é preciso ser correntista para ter o crédito liberado, o que proporciona maior poder de escolha ao consumidor – veja todas as condições na tabela abaixo.

Essa modalidade de crédito é bastante procurada pelos brasileiros. Apenas o Banco do Brasil liberou cerca de R$ 418 milhões em crédito para antecipação da restituição ao longo de todo o ano de 2010. Ao todo foram fechados 264 mil contratos.

A contratação é indicada para aqueles que estão atrelados a formas agressivas de financiamentos, como o cheque especial e cartão de crédito – modalidades que cobram os juros mais altos do país. A dica dos especialistas é simples: contrata-se o crédito para antecipação do IR, que cobra juros reduzidos, e usa o empréstimo para quitar as dívidas que cobram as taxas mais elevadas. Assim, é possível amenizar ou até mesmo liquidar o famoso efeito “bola de neve” com a rolagem da dívida.