Anualmente, são liberados sete lotes, sempre entre junho e dezembro. Contribuintes poderão acessar www.receita.fazenda.gov.br ou ligar para 146
A Receita Federal liberou a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2011, ano-base 2010. De acordo com o calendário oficial de pagamento, o dinheiro caiu na conta indicada pelo contribuinte desde o último dia 15. Neste ano, mais de 24 milhões de pessoas enviaram a declaração para acerto de contas com o Leão.
Anualmente, a Receita libera sete lotes de restituições, sempre entre os meses de junho e dezembro. Para saber se foi contemplado nesta segunda leva de pagamentos, o contribuinte pode acessar a página do órgão na internet ou ligar para a central de atendimento 146.
No primeiro lote de pagamentos do ano, pago em 15 de junho, foram beneficiados 1.509.186 contribuintes, que dividiram um total de R$1,9 bilhão. Conforme prevê o Estatuto do Idoso, foram privilegiados 1,3 milhão de contribuintes com mais de 60 anos. No quadro ao lado, acompanhe o calendário de pagamento da restituição previsto para este ano e, abaixo, saiba o que fazer quando o dinheiro não é creditado.
Saia da malha fina
Segundo especialistas, o contribuinte não deve esperar para saber se há pendências na declaração. Ele deve enviar o quanto antes a retificadora para sair da malha fina. Para isso, basta gerar um código de acesso no site da Receita.
Passe o mouse no campo “Cidadão/Seriços e Informações para Pessoa Física” e clique na aba “Pesquisa de Situação Fiscal”. Com isso, será possível visualizar o extrato do Imposto de Renda. Vale lembrar que assim como ocorre com os créditos, dívidas com o Leão também são reajustadas pela Selic – a taxa básica de juros da economia.
O que fazer se o pagamento não for creditado
Se a consulta indicou que o contribuinte foi contemplado nesse 2º lote de pagamentos, mas o dinheiro não foi creditado, será preciso procurar qualquer agência do Banco do Brasil, orienta a Receita. Também é possível obter informações pelos telefones 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais localidades) ou ainda 0800-729-0088 (deficientes auditivos). Nesse caso, o interessado deverá agendar o crédito em conta corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco.
Há ainda aqueles contribuintes que, por alguma razão, não indicou os dados da conta bancária para o depósito. O órgão explica que é muito comum o contribuinte informar dados errados ou até mesmo se esquecer de incluir as informações. Nessas situações, o dinheiro é automaticamente encaminhado ao Banco do Brasil, onde poderá ser sacado mediante apresentação do CPF e do RG.