sexta-feira, 15 de março de 2013

Contribuinte com smartphone ou tablet já pode imprimir DARF do IR, além de outras facilidades

O contribuinte através de um smartphone ou tablet pode, a partir de hoje, sexta-feira, 15/3, gerar e imprimir o DARF para o pagamento de cotas do Imposto de Renda devido a partir de 2006, desde que faça o cadastramento prévio do equipamento móvel no e-CAC, na página da Receita na Internet (www. Receita.fazenda.gov.Br). O  aplicativo faz de forma automática a atualização dos valores, com cálculo de multa e juros.
O novo serviço integra a segunda versão do  APP Pessoa Física da RFB, que inclui outras atualizações e novas funcionalidades para facilitar a vida dos contribuintes que utilizam aparelhos móveis.
O anúncio da nova versão do programa foi feito pelo supervisor nacional Programa do Imposto de Renda-PIR, Joaquim Adir de Figueiredo, e a coordenadora de sistemas da Cotec (Coordenação Geral de Tecnologia da Informação), Maria Rita Abreu, a quem coube dar as explicações técnicas.

Armazenamento – As novidades da nova versão incluem também o armazenamento do histórico dos serviços de “Consulta CPF” e “Restituição CPF”, disponíveis desde a primeira versão, lançada em  junho do ano passado. “O lançamento foi feito um pouco antes do início da primeiro lote de  restituição de 2012”, explicou Maria Rita, que acrescentou que os aparelhos poderão guardar os históricos de “até 20 CPFs”.

Cálculo do IR – Outra importante inovação a favor dos contribuintes que utilizam os aparelhos móveis, é que agora poderão usá-los para simular o cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física, mensal e anual. Ela informou que o aplicativo indica também  qual a melhor opção para a declaração, se padrão ou simplificada, dependendo de cada situação.
Entre as novidades disponíveis para smartphone e tablet se encontra também uma versão resumida do “Perguntão IRPF2013” disponível na página da RFB. Nessa versão poderão ser feitas consultas por capítulo ou pesquisas por palavra-chave, havendo também opção de marcar como "favorita", formando uma base pessoal de informações de maior interesse.

Quiz – A nova versão do APP Pessoa Física inclui ainda um resumo do Quiz, com 10 perguntas (geradas aleatoriamente de uma banco que conta inicialmente com 300 testes diferentes)  e respostas, “uma forma divertida e informal de conhecer e aprender sobre a declaração do imposto de renda”.

Consultas – Segundo os dados divulgados, desde que lançou o sistema, em junho de 2012, a Receita já recebeu mais de um milhão e 100 mil de consultas sobre “Restituição IRPF”, e mais de um milhão de “Consulta CPF”.
Segundo Maria Rita boa parte dos acessos vieram acompanhados de sugestões, que resultaram nas melhorias anunciadas.
No final da apresentação ela anunciou mais novidades para breve no setor, “Não vamos parar por aqui, pois essa é uma nova forma de comunicação da Receita com a sociedade”, enfatizou.