sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Semana termina com números de inflação

Investidor deve ficar atento para IPCA-15 no Brasil e inflação ao consumidor nos EUA
Fonte: Agência Estado

A semana pré-carnaval termina com dados de inflação sendo divulgados tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Os investidores devem ficar atentos para o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) norte-americano de janeiro. Uma surpresa positiva pode vir caso se registre uma deflação menor que o esperado ou uma leve inflação, destaca a economista-chefe da corretora Link, Marianna Costa.

Ontem, o índice de inflação ao produtor (PPI) agradou ao mostrar que os preços avançaram 0,8% em janeiro, frente a dezembro, enquanto os especialistas esperavam que a elevação estacionasse em 0,3%. Isso é positivo porque pode indicar um movimento de reaquecimento da economia. A deflação, por sua vez, seria sinal de piora da situação econômica. “O processo de deflação é perigoso e difícil de combater”, afirma Marianna.

Internamente, sai hoje o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de fevereiro. Para Marianna, o indicador deve vir mais “salgado” que o do mês passado, que apontou inflação de 0,40% em janeiro. Esta sexta-feira é dia também de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgar a taxa de desemprego de janeiro, que deve mostrar uma elevação, segundo Marianna.

Ontem, os dados de janeiro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho já mostrou que o mês terminou com perda de 101.748 vagas de trabalho formal. A perda foi menor que o previsto pelos analistas ouvidos pela Agência Estado, que estimavam saldo negativo entre 170 mil e 300 mil postos. Mesmo assim, o resultado de janeiro não pode ser classificado como positivo, pois tradicionalmente esse é um mês de geração de postos de trabalho.

0 comentários:

O seu comentário será moderado. Não será publicado injúrias, insultos ou desrespeito para os leitores editores ou comentadores deste blog.