segunda-feira, 8 de junho de 2009

Copom, PIB e IPCA movimentam a semana

Fonte: Valor Online
Os eventos do mercado interno são destaque na agenda de indicadores da segunda semana de maio. O foco recai na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que na quarta-feira à noite deve anunciar nova redução na taxa Selic. Antes disso, os agentes conhecem o desempenho da economia brasileira no primeiro trimestre.

Além dos tradicionais boletim Focus, Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) e saldo da balança comercial, a segunda-feira reserva o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI). A estimativa sugere deflação de 0,5% a 0,7%

O dia ainda reserva o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) referente a maio e a Pesquisa de Estoques referentes ao segundo semestre de 2008.

Na terça-feira, atenções voltadas para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre deste calendário. Estimativas sugerem contração de 2,1% sobre o quarto trimestre de 2008, o que colocaria a economia brasileira em recessão técnica. Também será divulgado o IPC da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Na quarta-feira, antes da decisão do Copom, os investidores recebem o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio e a primeira prévia o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M).

No lado externo, o dia reserva a balança comercial de abril dos EUA e o Livro Bege do Federal Reserve (Fed), banco central americano. Na quinta-feira, os mercados não operam no Brasil em função de feriado, mas nos EUA serão conhecidas as vendas varejistas de maio, os estoques nas empresas em abril e os pedidos semanais por seguro-desemprego.

Na sexta-feira, estão previstas as apresentações do índice de preços de importação e da preliminar da confiança do consumidor em junho calculada pela Universidade de Michigan.

0 comentários:

O seu comentário será moderado. Não será publicado injúrias, insultos ou desrespeito para os leitores editores ou comentadores deste blog.