quarta-feira, 15 de julho de 2009

Juro do cheque especial cai para 7,54% a.m. em junho, menor taxa desde 1995

Fonte: InfoMoney
A taxa de juros do cheque especial chegou a 7,54% ao mês em junho, a menor identificada desde 1995, quando se iniciou a apuração das taxas pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (15) pela associação, houve uma redução de cinco pontos-base na taxa de juros do cheque especial entre o quinto e o sexto meses do ano, já que em maio ela era de 7,59% ao mês.

O coordenador do trabalho e vice-presidente da Anefac, Miguel de Oliveira, atribui este comportamento à redução da taxa básica de juros (Selic), bem como à melhora do cenário econômico, que foi afetado em setembro do ano passado pela crise.

Segundo Oliveira, a pesquisa mostra retorno das condições de crédito ao período pré-crise. "Em nossa opinião, as taxas de juros das operações de crédito, bem como as condições de crédito - ampliação dos prazos, aumento do volume emprestado, maior flexibilidade -, deverão melhorar neste segundo semestre".

Outras taxas

No caso dos juros do comércio, a taxa passou de 6,10% ao mês para 6,06% ao mês entre maio e junho, para a menor taxa desde o quinto mês do ano passado (6,05% ao mês). O cartão de crédito permaneceu com os juros estáveis em 10,68%, a menor taxa desde julho de 2000, quando era de 10,7% ao mês.

No caso do crédito direto ao consumidor com bancos, a taxa de juros média ficou estável em 2,78% ao mês entre maio e junho, a menor taxa da série histórica, ou desde 1995, como no caso do cheque especial.

Em empréstimos pessoais em bancos, a taxa passou de 5,36% para 5,30% mensais, para a menor desde abril de 2008, quando era de 5,29% ao mês. Nas financeiras, o mesmo tipo de empréstimo teve redução dos juros de 11,19% para 11,17%, para a menor taxa também desde abril de 2008 (1,16% ao mês).

Desta forma, a taxa de juros média para pessoa física passou de 7,28% ao mês em maio para 7,26% ao mês em junho, a menor desde abril do ano passado, quando estava em 7,25% ao mês.

0 comentários:

O seu comentário será moderado. Não será publicado injúrias, insultos ou desrespeito para os leitores editores ou comentadores deste blog.