sexta-feira, 22 de maio de 2009

Imposto de renda sofre alterações em vários países da AL para enfrentar a crise

Fonte: Info Money
Como uma forma de enfrentar a crise financeira, o governo brasileiro adotou novas alíquotas do Imposto de Renda da Pessoa Física neste ano, ampliando para quatro as faixas tributáveis da tabela progressiva do IR. Mas não foi somente no Brasil que esse imposto sofreu modificações para alcançar o mesmo objetivo.

Segundo a Cepal (Comissão Econômica para América Latina), outros países da América Latina adotaram medidas similares com relação ao tributo. Além do Brasil, países como Chile, México, Argentina, Colômbia e Guatemala modificaram o imposto de renda para pessoas físicas. Em alguns casos, como Chile e México, a mudança foi transitória.

Diferenças

Porém, se as medidas atingem o mesmo tipo de imposto, elas são aplicadas de forma diferente. Enquanto no Brasil houve uma mudança na tabela, no Chile, por exemplo, o governo resolveu antecipar a devolução do IR referente ao ano tributário de 2010.

Já no México, o governo adotou medidas de incentivo fiscal, no âmbito do Imposto de Renda, para aqueles que retirarem os investimentos que possuem no exterior para aplicar no país.

A Argentina, por sua vez, eliminou um esquema de deduções do imposto sobre os rendimentos, que aplica aos assalariados desde 2000. A medida beneficia 800 mil trabalhadores.

0 comentários:

O seu comentário será moderado. Não será publicado injúrias, insultos ou desrespeito para os leitores editores ou comentadores deste blog.